O que é e como aprender a usar o método GTD

Olá,

Ultimamente tenho pesquisado formas de me organizar melhor, afinal, sempre fui uma pessoa que gosta de ter controle de tudo que faz parte da minha vida. Sou do tipo de pessoa que gosta de saber exatamente onde as coisas estão, gosto de ter total controle das coisas que preciso fazer e por isso sempre fui usuário assíduo de aplicativos de agenda e gestão de tarefas. Nas minhas pesquisas, encontrei o blog da Thais Godinho, o Vida Organizada, blog muito interessante que contem diversos artigos falando sobre organização e produtividade, foi lendo alguns artigos que conheci a metodologia GTD. GTD que é a abreviação de “Getting Things Done” é um método de organização e produtividade pessoal criado por David Allen e demonstrado no seu livro “A arte de fazer acontecer”. O objetivo principal desta metodologia é esvaziar a mente, permitindo o uso dos recursos do cérebro para o que realmente importa, deixando as pessoas no controle total da enxurrada que informações que recebem todos os dias.

Livro - A Arte de Fazer Acontecer, David Allen

Livro – A Arte de Fazer Acontecer, David Allen

Depois de ler todos os artigos da Thais sobre o GTD, parti para ler o livro do David. Estou ainda na metade do livro e comecei a aplicar alguns conceitos do livro na vida real e já vislumbrei alguns efeitos muito satisfatórios. Em artigos futuros, escreverei como eu estou aplicando o GTD, utilizando basicamente o Trello e o aplicativo de Agenda do iPhone como ferramentas para controlar o fluxo de entrada e processamento de tralhas.

Com o diagrama do fluxo do GTD abaixo, você pode entender um pouco como é utilizar o GTD.

GTD Workflow

GTD Workflow

 

Recomendo veementemente que você leia o livro do David e os artigos da Thais, para entender a fundo como usar essa metodologia e descobrir como encaixa-la na sua vida para ter ganhos de eficiência, produtividade e organização que vão ao final trazer mais qualidade de vida para você.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *